Brasil Sorridente: Como conseguir implante pelo SUS
O Brasil Sorridente é um programa criado pelo governo federal com o objetivo de oferecer tratamentos odontológicos gratuitos para a população. Dentre os procedimentos oferecidos, está o implante dentário.
Mas como conseguir o implante dentário pelo SUS? É o que vamos explicar a seguir.
Etapa 1: Verifique se você atende aos requisitos
Primeiro, você precisa verificar se tem direito ao SUS. Para isso é necessário:
Ser brasileiro ou imigrante supervisionado;
Cadastrado no SUS;
Mantenha-se atualizado sobre as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos).
Passo 2: Consulte a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima
Caso preencha os requisitos, o próximo passo é consultar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Lá, você poderá obter informações sobre a disponibilidade de implantes dentários do SUS e agendar uma avaliação odontológica.
Etapa 3: Obtenha uma avaliação odontológica
Uma avaliação odontológica é importante para verificar se os implantes dentários são a melhor opção de tratamento para o seu caso. Durante esta fase, seu dentista avaliará a condição de sua boca, verificará se há infecções e outros problemas que possam impedir a cirurgia de implante.
Passo 4: Aguarde a Autorização de Tratamento
Após a avaliação, será necessário aguardar a autorização para o tratamento. Esse processo pode levar dias ou semanas, dependendo das necessidades da UBS e disponibilidade de recursos.
Etapa 5: realizar o processamento
O tratamento só pode ser realizado após a obtenção da autorização. É importante lembrar que, por se tratar de um procedimento cirúrgico, é imprescindível seguir as orientações do seu dentista e seguir as recomendações pós-operatórias para o sucesso do implante.
O tratamento só pode ser realizado após a obtenção da autorização. É importante lembrar que, por se tratar de um procedimento cirúrgico, é imprescindível seguir as orientações do seu dentista e seguir as recomendações pós-operatórias para o sucesso do implante.
Em suma, para obter implantes dentários pelo SUS, é preciso preencher os requisitos, consultar a UBS, fazer uma avaliação odontológica, aguardar a autorização do tratamento e, por fim, realizar o tratamento. É importante lembrar que os tempos de espera podem variar de acordo com a necessidade da UBS e disponibilidade de recursos, por isso é importante seguir as orientações do seu dentista e se manter informado sobre o andamento do seu tratamento.
No geral, os implantes dentários são um tratamento eficaz e seguro que pode levar a uma maior qualidade de vida e autoestima para pessoas com dentes perdidos. Através do Brasil Sorridente, esta solução está disponível gratuitamente e de fácil acesso.
Lembre-se sempre de manter uma boa higiene bucal, visite seu dentista regularmente e siga as recomendações de tratamento para garantir a saúde bucal.
Quais são os serviços oferecidos pelo Brasil Sorridente?
Consulta Odontológica: Os pacientes podem fazer consultas de rotina e tratamento de emergência com um dentista credenciado pelo programa.
Limpeza dos dentes: os pacientes podem remover a placa e o tártaro, bem como polir e aplicar flúor.
Tratamento de canal: O tratamento de canal é feito quando a raiz do dente de um paciente fica inflamada ou infectada.
Restaurador: Os pacientes podem ter tratamentos restauradores, como obturações, coroas e dentaduras.
Cirurgia: Os pacientes podem ter procedimentos odontológicos, como extrações dentárias, implantes e gengivoplastia.
Prevenção: Os pacientes podem participar de atividades preventivas, como aplicação de flúor, aplicação de selante, orientação de higiene bucal, etc.
Além desses serviços, a Brasil Sorridente oferece outros tratamentos odontológicos de acordo com a necessidade de cada paciente e os recursos disponíveis. O objetivo é garantir a saúde bucal e o bem-estar dos pacientes.