Empreendedorismo e capacitação para mulheres: 10 cursos gratuitos
Manter-se atualizado e bem informado são pilares fundamentais de qualquer carreira. Seja você funcionário de uma empresa ou empresário, saiba que pode aproveitar os treinamentos e programas gratuitos para melhor prepará-lo para o seu lançamento no mercado. Aqui estão as 10 opções de registro que estão abertas:
1. Programa Mulheres com Propósito
A PepsiCo, em colaboração com a Fundes América Latina, abriu a primeira turma de Mulheres com Propósito em 2022. O programa oferece cursos profissionalizantes de curta duração para mulheres que buscam uma nova colocação no mercado de trabalho ou querem aproveitar o próprio negócio. O conteúdo está dividido em três frentes: Educação para o Empreendedorismo, Empoderamento Econômico e Empregabilidade. O treinamento dura um mês. As aulas começam simbolicamente no dia 8 de março, mas as inscrições permanecem abertas até 14 de março neste link.
2. Despertando a Empreendedora
Com 200 vagas disponíveis, o curso Despertando o Empreendedor tem como foco o empoderamento da economia por meio do empreendedorismo feminino. Os módulos incluem temas como autoconhecimento, ideações, destinatários, mercado, oportunidades em tempos de crise, entre outros. Além disso, as empresas consideradas as mais importantes do programa receberão 1.000. A iniciativa é do Empreende Aí com o apoio do grupo CCR. As aulas são online e acontecerão entre 6 de abril e 8 de junho. As inscrições estão disponíveis até 21 de março neste link.
3. Projeto Qualifica Mulher
A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres lançou uma série de cursos online sobre empreendedorismo, educação financeira, marketing digital, beleza e artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A parceria com a Associação Aliança Empreendedora prevê 10.000 vagas para cada estado do país. Se todas as vagas forem preenchidas, será dada prioridade às mulheres com renda mensal de até 1,5 salário mínimo. As inscrições estão abertas no site da Entrepreneurship Alliance.
4. Bootcamp Banco Carrefour Woman Developer
Recomendado para mulheres que gostam de tecnologia, o Bootcamp Banco Carrefour Woman Developer é uma oportunidade de estudo gratuita que oferece uma oportunidade de entrevista para iniciar uma carreira em tecnologia após a graduação. O conteúdo inclui cursos, desafios de código, desafios de design e orientação para ajudar as mulheres a se tornarem as melhores programadoras.
5. Cresça com o Google para Mulheres Pretas
O Grow with Google for Black Women está disponível online gratuitamente e pode ser visualizado sob demanda sem data de término. O objetivo é ajudar mulheres negras a enfrentar os desafios que historicamente estiveram presentes na construção de suas carreiras e negócios.
6. Elas na Tech
Mulheres que buscam trabalhar em tecnologia são o público-alvo do Elas na Tech, programa de treinamento online em desenvolvimento web. Liderado pela JA Brasil em colaboração com o Instituto CCR, o curso oferece conteúdo técnico de programação e ajuda você a desenvolver habilidades empreendedoras para se posicionar no mercado de trabalho. As aulas são realizadas online, com circulação de 4 horas semanais, e acontecem de abril a agosto de 2022.
7. Her She
A Hershey’s, em colaboração com o Plano Feminino, criou o Her She, uma série de workshops online para treinar e desenvolver mulheres em diversas áreas de negócios. O objetivo é inspirá-los a implementar seus planos e sonhos para o futuro. O conteúdo aborda temas como autoavaliação, construção de marca pessoal, oportunidades de negócios, criação de planos de ação, entre outros. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no site do Plano Feminino e não é necessário fazer cadastro.
8. Meninas Programadoras
O curso online oferecido pelo Instituto de Matemática e Informática da USP é uma introdução à programação dirigida apenas a alunos do terceiro ano do ensino médio que se identificam com o gênero feminino ou não-binário. O objetivo é fornecer oportunidades para desenvolver habilidades de programação e resolução de problemas e motivá-lo a embarcar em uma carreira de computador. As aulas acontecerão nos dias 9 de abril e 7 de maio.
9. Formação Política para Mulheres
Mulheres com interesse em política, especialmente mulheres negras, indígenas, quilombolas, trans e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, são o público-alvo do curso oferecido pela FGV Direito Rio em parceria com o Consulado dos Estados Unidos e com o apoio do Fórum Fluminense de Política e Centro de Pesquisas sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações Sexuais (UERJ). O objetivo é aumentar a participação das mulheres na política no Brasil. O curso combina aulas de direitos políticos, política eleitoral, leis eleitorais e financiamento de campanha. Os desafios das mulheres nos espaços públicos, como a violência política de gênero, também são levados em consideração. As aulas serão ministradas pelo Zoom.
10. Controle Financeiro e Precificação
Por ocasião do Mês da Mulher, a Academia Assaí Bons Negócios (plataforma de conteúdo do Assaí Atacadista) está oferecendo às empreendedoras um curso gratuito sobre finanças e controle de preços, que acontecerá nos dias 15 e 16 de março, ao vivo no YouTube, das 18h às 20h, em colaboração com Sebrae. As aulas se concentrarão na estratégia de gerenciamento de caixa do próprio negócio e no controle de recursos para tomar boas decisões financeiras. Os pontos-chave sobre precificação de produtos e prevenção de perdas também serão ensinados.