Anúncio

O Enem irá mudar: Saiba tudo sobre o novo formato

A partir do ano que vem, o formato de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode mudar. A informação é de Manuel Palácios, o novo presidente do Instituto Nacional de Investigação e Educação. Segundo ele, a ideia é que a prova avalie também áreas específicas, não apenas conteúdos comuns.

Em entrevista ao Estadão, o presidente do Inep afirmou que até 2024, “as escolas já precisarão acessar essa nova seção de referência curricular”. Ainda assim, segundo Palácios, lidar com a flexibilização foi o grande desafio para o novo Enem.

JuventudES - Perdeu o Enem 2021? Saiba quem pode pedir a reaplicação
Isso porque o novo formato de prova consiste em o aluno escolher o que deseja dentre as cinco áreas oferecidas. Nesse sentido, cabe a cada rede estadual a oferta de programas que contemplem cursos nas áreas de letras, matemática, ciências naturais, ciências humanas e sociais e formação técnica e profissional.

Com isso, algumas habilidades, como pensamento crítico e criatividade, podem ser incluídas na avaliação. No entanto, os profissionais entendem que essa não é uma tarefa fácil, explicando:

Anúncio

Não é um tema simples, mas nos próximos meses vamos construir uma referência curricular que servirá de base para o Enem, ainda que venha a ser reformada mais à frente.

Maria Helena Guimarães de Castro, uma das referências para a avaliação brasileira, foi presidente do Inep no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “É importante iniciar as discussões com os estados sobre a segunda fase do Enem porque é um tema que não foi pactuado”, disse ela.

Maria Helena se envolveu, inclusive, na elaboração das diretrizes para que essa mudança acontecesse. Mesmo assim, o MEC aprovou a ideia de agrupar áreas do roteiro de treinamento. Por fim, Palácios também informou que deve inovar para a versão digital do Enem.

Anúncio