Anúncio

O que é Reserva de Emergência: Como fazer e onde investir!

A reserva para contingências é um valor destinado a ser utilizado em caso de despesas inesperadas. Garante que numa emergência não terá de recorrer a um empréstimo ou cartão de crédito, poupando-lhe juros.

Mas é claro que por “manter” queremos dizer investir. Eventualmente, deixar dinheiro ocioso irá depreciá-lo junto com a inflação.

O ideal é investir esse dinheiro em renda fixa e ativos de alta liquidez. Graças a isso, seu dinheiro não será perdido e você poderá trocá-lo de maneira rápida e fácil. Mas vamos explicar isso mais abaixo.

Três dicas para começar sua reserva financeira - Blog da Cresol

Anúncio

Por que ter fundo de emergência?

O fundo de resgate oferece segurança, liberdade e evita dívidas. Se surgirem despesas inesperadas, você não terá onde obter o dinheiro de que precisa. Isso garante que você não fique preso em situações indesejáveis ​​por motivos financeiros. Não peça dinheiro aos outros!

Por exemplo, se você tiver um problema com sua casa, terá dinheiro de reserva para pagar sua estadia. Sem uma reserva, você pode ter que ficar com parentes, o que pode ser inconveniente.

Além disso, a reserva financeira permite investimentos mais ousados, pois funciona como um “almofada”.

Por exemplo, se você sofrer uma perda no mercado de ações, terá tempo de devolver o dinheiro. Afinal, não haverá necessidade de resgate imediato, pois a reserva pode ser utilizada no curto prazo.

Quando usar a reserva de emergência? Veja algumas situações

Anúncio

Como fazer a sua reserva de emergência?

Primeiro determine quanto você precisa ter em reserva. É melhor fazer isso depois de concluir sua planilha de despesas mensais e ajustar suas despesas. Dessa forma, você saberá exatamente quanto dinheiro precisa para viver.

Depois de definir essa meta, comece a economizar todo mês. Com base na tabela de despesas mensais, insira o maior valor possível para atingir sua meta final o mais rápido possível.

Continue adicionando-os até atingir o valor necessário para viver vários meses sem qualquer outra fonte de renda. Dessa forma, você terá uma boa pausa caso algo inesperado aconteça.

Reserva de emergência: quantos meses?

Idealmente, você deve economizar dinheiro suficiente para sobreviver por pelo menos seis meses apenas na reserva. Dessa forma, se você perder o emprego, terá bastante margem de manobra para encontrar outra fonte de renda.

Mas considere algumas coisas: você tem fundos em seu nome? Em caso afirmativo, considere uma reserva um pouco maior para reduzir o risco de inadimplência dessa obrigação financeira.

Qual o valor da reserva emergencial?

Não existe uma regra em relação à quantidade de dinheiro em sua reserva financeira, pois é muito relativo. O valor a ser reservado deve ser escolhido com base no seu estilo de vida e despesas.

Crie uma planilha de gastos e descubra primeiro quanto você vai gastar em um mês. Em seguida, multiplique esse valor pelo número de meses que você gostaria de ter a garantia. Esta é sua meta financeira para a reserva.

Considere também suas responsabilidades: você tem filhos? Você tem alguma obrigação financeira? Quanto mais responsabilidades, maior deve ser sua reserva.

Anúncio

Reserva de Emergência - O que é, como começar e onde investir

Onde investir a reserva de emergência?

Sua reserva deve ser um investimento de fácil acesso e de baixíssimo risco. Deve estar disponível para saques imediatos sem perda de valor.

Assim você não corre o risco de ter que resgatar de repente com menos dinheiro do que pagou. Algumas das opções de investimento para a reserva de contingências são:

  • Conta digital remunerada;
  • Poupança;
  • Tesouro Direto;
  • CDBs.

Qual o melhor investimento para reserva de emergência?

O melhor investimento em uma reserva de emergência é aquele que é mais fácil de entender e operar. É sobre autoconhecimento.

Se você está começando e ainda não conhece títulos e fundos, cadastre-se em uma conta digital paga. No entanto, se você não tem muito autocontrole e corre o risco de usar o dinheiro se estiver muito disponível, invista no Tesouro.

Quando usar a reserva?

Como o próprio nome já diz, você pode utilizar sua reserva de emergência para cobrir gastos com emergências como:

  • Gastos com saúde;
  • Reparos urgentes na casa e no carro;
  • Perda de emprego ou renda;
  • Acidentes etc.

Além disso, você pode usar sua reserva a seu favor na hora de efetuar o pagamento. Mas sempre com moderação e nunca gastando mais de 20% nisso, ok?

Por exemplo, se você deseja comprar algo que oferece desconto à vista, pode pagar em reserva. Em seguida, reabasteça a reserva todos os meses.

Dessa forma, será como pagar parcelado, mas com desconto à vista.

 

Anúncio