Anúncio

Como consultar IPVA 2023

Você já sabe como pagar o IPVA de 2023? O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anual calculado sobre o valor de mercado do carro e obrigatório para o proprietário do carro.

Como o calendário de pagamento do IPVA é oferecido em janeiro, cada estado e distrito federal tem prazos e valores de taxas diferentes.

Portanto, você precisa conferir os dados e efetuar o pagamento de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Fazenda da sua região.

Como consultar o IPVA

Como cada estado e distrito federal tem seu calendário de pagamento do IPVA, os prazos e valores variam.

Anúncio

Porém, para conferir cada detalhe, é necessário acessar o site do Detran ou da Secretaria de Estado da Fazenda de cada localidade. Duas informações devem estar à mão: a placa do carro e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

São Paulo registra maior número em atraso de IPVA em 2022 - Frota&Cia

Qual o destino da arrecadação do IPVA?

Assim, 20% do valor arrecadado pelo IPVA é destinado à manutenção e desenvolvimento do Fundo de Valorização da Educação Básica e Profissional da Educação (Fundeb), o restante é distribuído ao estado e a outra metade 50% (cinquenta por cento) aos municípios onde o veículo está matriculado.

Ou seja, a cota do estado constitui o orçamento anual para diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Como pagar o IPVA 2023 pela internet

Por isso, em alguns estados, o IPVA pode ser pago por meio do mobile internet banking. Instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander oferecem cadastro de veículos Renavam específico para a região em seus respectivos aplicativos e oferecem acesso ao débito automático.

Anúncio

Além disso, em cada aplicativo, o processo é semelhante. Desta forma, aceda ao separador de pagamento e encontre a opção dedicada ao imposto automóvel. Depois disso, basta notificar a matrícula ou o RENAVAM e concluir a transação com o saldo da conta.

Porém, os estados que oferecem esse recurso são: Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Pico Oi, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em cada caso, a lista de bancos autorizados a funcionar precisa ser verificada.

Dito isso, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi são redes que fornecem recursos para vários estados, enquanto o Banco do Brasil tem uma cobertura nacional maior. Portanto, no Rio de Janeiro, os pagamentos bancários online só podem ser feitos por meio do Bradesco.

Pois os bancos estatais também recebem apoio em seus respectivos estados de atuação: Banestado no Espírito Santo, Banrisul no Rio Grande do Sul e BESC em Santa Catarina são exemplos.

Anúncio