TED e DOC: Entenda a diferença
TED?
A Transferência Eletrônica Disponível ou, simplesmente, TED, foi criada pelo Banco Central há mais de 20 anos com o objetivo de efetivar transferências financeiras no mesmo dia em que são realizadas.
Portanto, podemos dizer que a TED é semelhante ao Pix, já que seu principal objetivo era facilitar as transferências bancárias e realizá-las com maior facilidade e rapidez.
Importante: Antes da TED, as transferências podiam levar dias para serem efetivadas e caírem na conta do destinatário.
Como funciona?
A TED é uma transferência entre contas bancárias, que podem ser contas correntes ou poupança.
Quando criado, só é feito no banco, ou seja, você tem que ir pessoalmente na agência para o TED. O TED ainda pode ser realizado em caixas eletrônicos até hoje. No entanto, isso geralmente é feito por meio do “Internet Banking” ou do aplicativo do banco.
NOTA IMPORTANTE: As tarifas para TED são determinadas por banco. As transferências entre contas no mesmo banco geralmente são gratuitas, mas as transferências entre bancos diferentes são cobradas.
É possível cancelar uma TED?
Depende! Cancelamentos de TED só são possíveis se estiverem “em processamento” e/ou “agendados”. Para cancelar, você precisará entrar em contato com seu banco antes que a transação seja concluída.
Esse contato também pode ser feito pelo app, pois o cancelamento pode ser solicitado no local de retirada agendado.
OBSERVAÇÃO: Caso a TED já tenha sido retirada, ela não poderá ser cancelada e o banco não reembolsará o valor.
O que é DOC?
Assim como o TED, o DOC é uma transferência, e sua sigla significa Credit Order Document.
Assim, um DOC é um tipo de transferência bancária entre contas do mesmo banco ou entre contas bancárias diferentes.
Como funciona o DOC?
Ele acontece de maneira muito similar ao TED e também precisa de alguns dados para que possa ser realizado, são eles:
- Nome completo do destinatário (para quem será enviado o valor);
- CPF ou CNPJ do destinatário;
- Número da Agência;
- Número da Conta;
- Tipo da conta (corrente ou poupança);
- Código do banco;
- Valor que será transferido.
No entanto, é claro que existem diferenças no DOC em relação ao TED, sendo a principal diferença o tempo de pagamento e algumas restrições que existem. Por exemplo, um DOC só é válido na noite em que é emitida a ordem de pagamento.
Mesmo se feito antes das 17h, o pagamento só pode ser feito à noite. E para DOC feito após as 22h, só será compensado na noite do próximo dia útil.
Isso significa que se você fizer um DOC após as 22h de uma sexta-feira à noite, ele só será creditado na conta do destinatário se a segunda-feira à noite for um dia útil.
NOTA IMPORTANTE: O Banco do Brasil limita o DOC a R$ 4.999,99 e informa que não há estorno da operação, apenas em caso de dados incorretos.
É possível cancelar um DOC?
Assim como o TED, o DOC só pode ser cancelado em caso de data marcada, sempre até as 23h59 do dia anterior ao pagamento.
No entanto, se possível, pode ser cancelado pessoalmente no banco pagador antes das 16h do dia da transação.
Diferenças entre TED e DOC
Mencionamos algumas das diferenças entre TED e DOC, mas a principal delas é o tempo de pagamento.
Mas é preciso ficar atento às tarifas bancárias cobradas pelo uso de TED e DOC. Se a TED for feita antes das 17h, o pagamento é feito no mesmo dia, porém, se for feita após as 17h, o reembolso só ocorrerá no próximo dia útil.
Para DOC, a compensação é somente no próximo dia útil, independentemente do tempo gasto. Portanto, TED é creditado mais rápido que DOC.