Dinheiro esquecido no banco, ainda é possível resgatá-lo?
Se você acha que pode ter deixado dinheiro em uma conta bancária e não se lembra, não se preocupe: você pode encontrá-lo e resgatá-lo. Ao negociar com os bancos centrais, você pode descobrir valores esquecidos nas instituições financeiras.
Após grande procura dos brasileiros pelo Sistema de Contas a Receber (SRV), existe agora um site dedicado à iniciativa. Através do SRV, os cidadãos e as empresas podem verificar se têm algum dinheiro “esquecido” para receber dos bancos e outras entidades do sistema financeiro.
A partir do dia 7 do próximo mês, os saques serão reabertos após 11 meses de fechamento.
Estimativas
Segundo cálculos do Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm direito a recursos que totalizam R$ 6 bilhões.
O novo sistema apresentará algumas inovações importantes, como a possibilidade de imprimir a tela e o protocolo de solicitação de compartilhamento via WhatsApp, além de todos os tipos de valores estipulados na especificação do Sistema de Contas a Receber (SVR).
Além disso, o sistema contará com uma sala de espera virtual onde todos os usuários poderão fazer agendamentos no mesmo dia sem a necessidade de criar um agendamento por data de nascimento ou constituição da empresa.
Falecidos
Além disso, o sistema permitirá a consulta dos valores do falecido, com acesso a herdeiros, representantes legais, testadores e executores. Assim como nas consultas presenciais, a instituição responsável pelo valor e a faixa de valores serão informadas pelo sistema.
Segundo o banco central, o sistema também trará mais transparência aos correntistas conjuntos. Caso um dos titulares solicite o resgate do valor esquecido, o outro titular poderá acessar o sistema e visualizar informações como valor, data e CPF de quem fez a solicitação.
Recursos
A nova fase do Sistema de Contas a Receber (SVR) passou a contemplar também as fontes de recursos esquecidos que não constavam no lote do ano anterior. O sistema foi expandido para incluir contas pré-pagas e pós-pagas fechadas, contas cadastradas fechadas de corretores e revendedores e outros recursos disponíveis para as instituições para rebates.
O SVR também agrega o valor do ano anterior disponível para saque, incluindo cheques ou contas de poupança fechadas, distribuição de ações do capital e excedente líquido de ex-associados de cooperativas de crédito, fundos não reclamados de grupos sindicais fechados, taxas e parcelas cobradas indevidamente ou taxas comerciais de crédito indevidas cobradas .
Atenção
Nesta fase do esquema, o banco central aconselha os correntistas a tomarem cuidado com possíveis golpes de golpistas que afirmam conseguir resgatar valores esquecidos por meio de um intermediário.
O BC esclarece que todos os serviços de Valores a Receber são totalmente gratuitos, não envia links nem nos contata para processar contas a receber ou confirmar dados pessoais.
De acordo com o BC, somente as instituições financeiras que comparecerem para consulta no sistema de contas a receber poderão entrar em contato com o cidadão. A agência alertou os cidadãos para que não forneçam suas senhas, esclarecendo que ninguém tem autoridade para fazer tais solicitações.