CATEGORIAS: Finanças

IPVA 2021: Passo a Passo para Consulta Online

Anúncio

 

Para os proprietários de Veículos, sempre surge preocupações a cada ano, de quanto será as taxas cobradas no IPVA, que todo ano muda. Para facilitar o pagamento, os Estados, geralmente, disponibilizam a consulta do boleto de pagamento do IPVA 2021 de forma online.

Neste tempo de Pandemia de covid-19, os órgãos estaduais têm aumentado as opões de serviços a serem feitos de forma online. Com isso, o contribuinte poderá estar em dia sem precisar sair de casa.

Em geral, os estados possibilitam que o IPVA seja pago em cota única, com desconto, e parcelado. Os boletos físicos de pagamento tendem a ser enviados aos endereços dos proprietários de veículos. Mas, há situações em que as parcelas seguintes precisam ser obtidas de forma online.

Independente da situação, o contribuinte tem a possibilidade de ter acesso aos documentos de pagamento do imposto. Para cada estado, há um site diferente, disponibilizado pelo governo, para a consulta.

Anúncio

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é um imposto cobrado anualmente pelos estados brasileiros. O valor é calculado, de acordo com o valor do carro mercado, por exemplo, carros de grandes marcas, podem ter o IPVA mais caro. As taxas a ser pagas pelos proprietários dos veículos chegam a cerca de 3% do valor do veículo.

Cada estado brasileiro, pode cobrar taxas diferentes sobre IPVA. Por exemplo um carro usado, o valor será calculado de acordo com o preço médio pelo qual é vendido no estado.

È importante realizar um consulta os valores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe), de acordo com o modelo, ano e marca, ele possui diferente porcentagens. Já para os carros novos, principalmente aqueles que são zero quilômetro, o valor do IPVA é cobrado de acordo com o valor da nota fiscal do veículo. Para os carros importados, as taxas são cobradas conforme o preço que consta no documento de desembaraço aduaneiro.

IPVA é arrecadado da seguinte forma: aproximadamente 20% do valor é destinado a Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o restante de cerca de 50% vai para o estado e a outra metade para o município em que o veículo se encontra.

A porcentagem do IPVA dessa arrecadação que está destinada ao estado, é aplicada em outras áreas do estado, como por exemplo, saúde, segurança pública, educação e infraestrutura.

Para consultar o IPVA de 2021, é preciso aguardar seu estado divulgar qual será a data dos pagamentos.

Para pagar o IPVA em São Paulo, o contribuinte possui algumas formas, conforme a preferência. Por meio do número do Renavam, o imposto poderá ser quitado nas casas lotéricas.

Anúncio

Por exemplo, como consultar os valores de pagamento do IPVA 2021 em São Paulo:

Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo;
Digite o número do Renavam e a placa do veículo;
Marque a opção indicada ao lado de “Não sou um robô” e clique em “Consultar”;
Na página seguinte, as informações referentes aos valores a serem pagos de IPVA poderão ser vistas.

Para realizar a consulta do IPVA de 2021, é necessário acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) da sua região, informando seus dados e CPF para verificar se já estão disponíveis novas parcelas para o pagamento.

 

Anúncio
TAGS: IPVA

RECENTES

Como postar status no WhatsApp com qualidade

Publicar fotos de alta qualidade no status do WhatsApp não é uma tarefa difícil. Esse…

2 dias atrás

Aprenda como tirar 2ª via da certidão de nascimento

Se você está precisando retirar a sua segunda via de sua certidão de nascimento, mas…

4 dias atrás

BOLSA FAMÍLIA: COMO FUNCIONA E ONDE SE CADASTRAR

Saiba mais sobre o Bolsa Família e como se inscrever no programa. O Bolsa Família…

1 semana atrás

APLICATIVOS PARA VOCÊ RECUPERAR SUAS FOTOS APAGADAS

Se você acidentalmente excluiu uma foto e não sabe como recuperá-la, temos uma boa notícia…

2 semanas atrás

Auxílio de R$ 800 do governo do Rio Grande do Sul: Saiba quem tem direito

O governo do Rio Grande do Sul lançou esta semana o edital para um novo…

2 semanas atrás

Saiba como transferir dados do WhatsApp do Android para o iPhone

A tecnologia tem mostrado que muitas coisas que pareciam impossíveis, hoje é uma realidade presente.…

2 semanas atrás

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência em nosso site