CATEGORIAS: Finanças

Como limpar seu nome no SPC/SERASA em 4 passos

Anúncio

 

Quando deixamos as dívidas atrasarem, podem “sujar o seu nome”, inserindo ele no Serasa, SPC ou SCPC. Isso pode gerar uma grande problema, por diversos problemas. Descubra como limpar seu nome em 2021.

O que é nome sujo?
A expressão “nome sujo” é uma forma popular e antiga de dizer que alguém deixou de pagar algo que comprou e acabou com o nome nos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.

Como limpar seu nome em 4 passos
1. Consulte seu CPF
O primeiro passo é descobrir quais são suas dívidas negativadas, qual o valor e qual empresa você precisa pagar.

Para isso, você deverá consultar seu CPF nos serviços de proteção ao crédito, também conhecidos como birôs de crédito. Saiba onde você pode consultar:

Serasa: com um cadastro simples e gratuito no aplicativo ou no site, você poderá conferir a lista de dívidas negativadas, seu score de crédito e a situação do seu CPF na receita federal;

Anúncio

SPC Brasil: uma consulta gratuita pode ser feita no portal do SPC Brasil. Porém, você também pode optar por uma mais completa, mas que é paga, com dados de diferentes birôs, protestos em cartório, registro de cheques, consultas ao seu nome nos últimos 6 meses e contratos concedidos;

Boa Vista SCPC: para consultar seu CPF, você só precisa fazer um cadastro rápido no site ou aplicativo do Consumidor Positivo.

2. Negocie sua dívida
Em seguida, busque seu credor ou empresas que negociam dívidas como a QuiteJá para conseguir acordos com descontos e condições vantajosas para você conseguir quitar a dívida e limpar seu nome.

No nosso site você fecha um acordo em poucos passos, é só digitar seu CPF, clicar em Negociar dívida, ver as propostas disponíveis para você no momento ou simular a sua e confirmar ela. Depois é só pagar o boleto e tchau, dívida!

3. Faça seu planejamento financeiro
Esse passo vai te acompanhar para o resto da sua vida. Durante a quitação de dívidas para limpar seu nome, você precisa saber muito bem seus ganhos e gastos para poder cortar despesas desnecessárias e entender quanto você pode usar por mês para pagar dívidas.

Depois de limpar seu nome, é importante continuar anotando tudo que entra e sai nas suas finanças para evitar que você perca o controle delas de novo e volte para o ciclo do endividamento.

4. Cumpra com o combinado
Fechou um acordo para pagar sua dívida? Cumpra com o combinado, pois atrasar uma parcela ou deixar de pagar permite ao credor inserir seu nome nos serviços de proteção ao crédito novamente.

Anúncio

Além disso, você terá descontos menores e condições de pagamento piores em novas negociações. Portanto, somente se comprometa com um acordo que você sabe que pode pagar.

Quanto tempo leva para limpar o nome?
Após o pagamento do valor integral, da negociação à vista ou da primeira parcela do acordo negociado, o credor da sua dívida tem até 5 dias úteis após a confirmação da baixa do pagamento para limpar o seu nome.

Caso isso não ocorra, você pode pedir a exclusão no serviço de proteção ao crédito ou com o seu credor. Se mesmo assim o nome não for limpo, você pode entrar com uma ação judicial por negativação indevida.

Além disso, quando a dívida completa 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome do cadastro de inadimplentes e seu nome fica limpo, é o que chamamos de caducar a dívida.

Fonte: Quiteja

Anúncio

RECENTES

BOLSA FAMÍLIA: COMO FUNCIONA E ONDE SE CADASTRAR

Saiba mais sobre o Bolsa Família e como se inscrever no programa. O Bolsa Família…

5 dias atrás

APLICATIVOS PARA VOCÊ RECUPERAR SUAS FOTOS APAGADAS

Se você acidentalmente excluiu uma foto e não sabe como recuperá-la, temos uma boa notícia…

6 dias atrás

Auxílio de R$ 800 do governo do Rio Grande do Sul: Saiba quem tem direito

O governo do Rio Grande do Sul lançou esta semana o edital para um novo…

6 dias atrás

Saiba como transferir dados do WhatsApp do Android para o iPhone

A tecnologia tem mostrado que muitas coisas que pareciam impossíveis, hoje é uma realidade presente.…

1 semana atrás

Banco Central cria Novo recurso para devolver valores no PIX

O Banco Central anunciou a criação de um novo recurso que irá complementar o sistema…

2 semanas atrás

Aprenda como ganhar os tão sonhados diamantes no Free Fire

Atualmente, o Free Fire é um dos games mais populares do mundo todo, até porque…

2 semanas atrás

Utilizamos cookies para personalizar sua experiência em nosso site