Como tirar o título de eleitor online
Saiba como obter um cartão de eleitor online e ter o direito de votar no dia da eleição.
A Justiça Eleitoral lançou outra iniciativa com o objetivo de melhorar o atendimento ao eleitorado brasileiro.
Desde 6 de Julho de 2009, o projeto Título Net permite aos cidadãos iniciarem pedidos de registo eleitoral, transferência de residência e revisão de dados de registo através da Internet.
O sistema também permite atualizações online das obrigações eleitorais.
Você pode registrar seu título de eleitor na Internet de forma rápida e fácil.
COMO TIRAR TÍTULO DE ELEITOR ONLINE
O objetivo é modernizar e viabilizar esses serviços e flexibilizar os serviços da secretaria eleitoral (fim do processo).
Prevê-se também a redução de erros na transcrição de dados, pois as alterações serão feitas pelos eleitores e verificadas pelos garçons.
Após a inscrição online, o eleitor deve dirigir-se ao serviço judicial eleitoral e estar munido dos documentos necessários para realizar os serviços exigidos e obter o título.
Se o cidadão não comparecer, a inscrição será invalidada.
O acordo anunciado pelo TSE não pode comprovar a regularidade do registro ou o cancelamento da eleição.
O documento informa apenas o número e a data do pedido, e serve apenas para agilizar o atendimento da justiça eleitoral.
O QUE É O TÍTULO DE ELEITOR
Título de eleitor é um documento e federação que comprova que o cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil e pode exercer eleitor ativo (voto em candidatos) e eleitor passivo (votado como candidato) nas eleições municipais e estaduais.
É também condição básica para o eleitor ter a cidadania brasileira.
O cartão eleitoral é um documento impresso em computador que inclui o nome do eleitor, data de nascimento, unidade federal, município, distrito eleitoral e área do referendo, número de registro eleitoral, data de emissão, assinatura do juiz eleitoral, assinatura do eleitor ou impressão digital do polegar (se a pessoa for analfabeta).
Este documento é obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos e opcional para cidadãos com idades entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos.
O título também é opcional para cidadãos analfabetos.
TÍTULO CANCELADO PODE GERAR PROBLEMAS
Os eleitores sem título de titularidade ou cujo título tenha sido cancelado não podem requerer a emissão de passaporte ou cartão da caixa de previdência, nem prestar concursos públicos, renovar os diplomas de admissão de instituições de ensino oficiais e obter empréstimos dos caixas do governo federal e departamentos econômicos estaduais
LEIA TAMBÉM
–> APRENDA COMO TIRAR A 2ª VIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO
–> SAIBA COMO CONSEGUIR CIDADANIA ITALIANA
–> BOLSA FAMÍLIA: COMO FUNCIONA, ONDE SE CADASTRAR
CADASTRO PELA INTERNET PARA TIRAR TÍTULO DE ELEITOR
Não foi até a eleição de 2008 que o título de eleitor foi requerido para ser mostrado.
Para os eleitores que se cadastram regularmente na Justiça Eleitoral, basta apresentar o documento de identidade e as fotos correspondentes.
Para facilitar o registro do seu cartão de eleitor, agora você pode se inscrever online.
Aprenda a se registrar para registro eleitoral online.
Basta acessar o site do TSE e marcar um horário para fazer seu título pela primeira vez ou cadastrar seu título online para a próxima eleição.
Para registrar o seu título, é necessário preencher alguns dados no site e confirmar a sua candidatura, que deve ser impressa e entregue no cartório eleitoral mais próximo de sua residência no prazo de 5 dias úteis, com a assinatura do pedido.
Além do seu pedido você precisa estar com esses documentos em mãos:
- RG original ou certidão de nascimento ou casamento (não é válida a Carteira Nacional de Habilitação).
- Comprovante de endereço (conta de luz, bancária, telefone, entre outras… desde que contenha nome e endereço completo, a conta também precisa ser recente).
- Para homens entre 18 e 45 anos é necessário o comprovante de quitação do serviço militar.
No site, além do seu cadastro, é possível esclarecer dúvidas sobre o título e sobre os dias de eleição.