Anúncio

O que mudou na nova CNH?

A nova CNH entrou em vigor nesta quarta-feira (1º) em todo o Brasil. A nova CNH terá validade tanto no formato digital, que ficará armazenado no aplicativo Cartão de Trânsito Digital, quanto no modelo antigo, impresso.

O documento terá um novo visual, manterá o código QR e atenderá aos padrões internacionais. Como toda mudança é questionável, responderemos tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH.

Principais mudanças da nova CNH

A parte inferior da CNH será reformulada, na qual constam atualmente os campos Observações, Assinatura do titular, Local e Data de emissão.

Ou seja, o campo Notas será movido para baixo e em seu lugar aparecerá uma tabela de veículos para identificar a categoria do motorista.

Anúncio

Porque haverá uma pequena alteração no layout na parte superior do documento, e o campo “Assinatura da transportadora” ficará abaixo da foto do motorista. Em linha com o padrão internacional, a nova CNH também utilizará códigos atualizados.

Detran/SP esclarece o que difere a PPD da CNH - Portal do Trânsito

Repaginada nas cores e novidade inédita

As principais mudanças são de natureza gráfica e visual e visam dificultar a falsificação e atender aos requisitos internacionais de identificação.

No entanto, o uso de tinta fluorescente fará com que o documento impresso brilhe no escuro com partes visíveis apenas sob luz ultravioleta.

Claro, o esquema de cores também será alterado – agora é verde-amarelado, diferente do verde escuro encontrado na antiga CNH.

Anúncio

No entanto, a legenda da nova versão está logo abaixo da foto do condutor engajado, não quando montado.

Isso significa que a identificação agora pode ser feita com um “nome social” e a nova CNH também permite que o motorista ingresse na filiação afetiva caso deseje incluí-la.

Poupatempo alerta: motoristas devem ficar atentos aos prazos para renovação  de CNH - O TABOANENSE

Preciso trocar a CNH atual pela nova?

Em resumo. Se você está preocupado que terá que se apressar para providenciar a substituição da sua CNH atual por uma nova, pode ficar tranquilo, pois a obrigação se aplicará apenas aos motoristas que precisam renovar a CNH ou retirar a primeira CNH nesta quarta-feira, 1 de junho de 2022.

Isso significa que qualquer pessoa com uma carteira de habilitação válida só pode fazer uma troca após a expiração da carteira atual.

Como é importante lembrar que apesar de várias alterações no documento, os prazos de validade permanecem os mesmos: dez anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco anos para motoristas de 50 a 69 anos e três anos para motoristas com 70 anos ou mais.

Anúncio

Anúncio