Anúncio

Como Funciona uma Transferência de Dívida?

O que muita gente não sabe é que é possível transferir uma dívida, principalmente quando as contas estão apertadas e você precisa vender um imóvel financiado como um carro.

Mas você já pensou em como essa operação é realizada? Isso realmente vale a pena? Preparamos este conteúdo para mostrar como funciona o repasse de recebíveis, quais opções existem no mercado e mostrar se vale a pena. Leia e confira!

Dívida - Como Saber Minha Situação e se Tenho Dividas Pendentes?

O que é transferência de dívida?

É claro que existem dois tipos de cessão de créditos. A primeira, como já sabemos, é a portabilidade de empréstimos. Na portabilidade de crédito, é possível transferir um empréstimo, franquia pessoal ou salarial, de uma instituição financeira para outra que ofereça melhores condições contratuais.

Anúncio

A segunda transferência de dívida pode ser chamada de transferência de dívida porque transfere a obrigação de pagar a dívida para outra pessoa. Na maioria dos casos, a transferência de recebíveis ocorre nas situações de compra e venda de imóveis e carros.

Ou seja, esta operação permite a pendência da transferência financeira do imóvel, bem como a obrigação de o pagar.

Como funciona a transferência de dívida?

De um modo geral, a pessoa que possui a dívida oferece a mercadoria ao comprador e uma análise de crédito é seguida de uma transferência.

No entanto, é preciso ter um pouco de paciência, pois o processo é burocrático. Tal como acontece com o financiamento, a transferência da dívida será faseada. Em suma, uma transferência de dívida será uma venda e uma compra entre pessoas que terão uma análise de crédito da empresa financiadora.

Estão me cobrando uma dívida depois de 6 anos. Dívida prescreve ou não? |  Exame

Anúncio

Veículo com dívida ativa pode ser transferido?

Mas quando estamos falando de um veículo que está com financiamento em atraso, sim, ele pode ser movido.

Então, se você deseja transferir sua dívida e está em dúvida porque algumas parcelas atrasaram, não se preocupe, a transferência é normal. No entanto, para os veículos que possuem dívidas ou multas de IPVA, será necessário quitar todas as dívidas antes de transferi-las.

Transferir divida de um banco para outro

Transferir dívida de um banco para outro é o chamado portabilidade do empréstimo, onde é possível trocar o empréstimo existente por um novo em condições mais favoráveis.

Isso significa que a portabilidade é compra de dívida. Quando você transfere um empréstimo para outro banco, ele quita o contrato com a instituição antiga e cria um novo.
Mas é importante: nenhum banco pode se recusar a realizar a portabilidade, seja empréstimo pessoal ou empréstimo salarial.

Limpa nome: dicas para renegociar dívida, reduzir valor e pagar débito

Vale a pena comprar uma dívida?

Muitas pessoas pensam que não vale a pena comprar dívida, afinal, essa dívida na maioria das vezes vem de um bem que pode ter problemas.

No entanto, poder comprar um imóvel ou veículo que esteja em boas condições e com valor abaixo do mercado é a principal vantagem da compra de dívida. O poder de negociar estará nas mãos de quem compra!

Anúncio

Anúncio