Anúncio

Como Justificar Voto Eleições 2022

Brasileiros entre 18 e 70 anos devem votar no primeiro e segundo turnos se isso acontecer. No entanto, caso o eleitor não compareça às eleições por qualquer motivo, é muito importante que ele saiba justificar o voto nas eleições de 2022.

Então, a boa notícia é que a justificativa pode ser feita online, pelo aplicativo e-título, ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral.

Assim, em relação ao prazo, o eleitor tem até 60 dias após o término de cada turno para justificar sua ausência.

Dessa forma, se a eleição for em dois turnos, você tem que justificar os dois separadamente.

Anúncio

Votar nulo ou em branco não leva a invalidar a eleição — Senado Notícias

Como Justificar Voto Eleições 2022

Anteriormente, para justificar o voto, o eleitor tinha que levar os documentos ao Fórum Eleitoral mais próximo para que o processo fosse realizado.

Porém, hoje, com o avanço da internet e da tecnologia, é possível justificar o voto sem sair de casa. Abaixo, explicamos as duas principais maneiras de fazer isso. Olhar!

Pelo site do TSE

A ausência às eleições pode ser justificada pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do TSE, basta clicar aqui e você será redirecionado para o site do tribunal;
  • Em seguida, clique em “Iniciar requerimento de justificativa”;
  • Na página seguinte, preencha o formulário com as informações necessárias em todos os campos, como nome, título de eleitor e data de nascimento. Então, basta clicar em “Avançar”;
  • Então agora você precisa anunciar em qual turno e eleição você justifica não votar. Além disso, deve conter também o motivo da ausência e comprovação de que é importante anexar algum documento, por exemplo, estado de saúde, se, por exemplo, você adoeceu. Os documentos devem estar em formato PDF, PNG ou JPG;
  • Por fim, basta enviar sua justificativa e aguardar. Você receberá um protocolo em seu e-mail para acompanhar o andamento de sua solicitação.

Tudo sobre Eleições 2022: O que é e como votar nulo? | Exame

Anúncio

Pelo e-Título

Assim, também é possível justificar o voto nas eleições de 2022 com o aplicativo e-Título, que funciona como uma versão digital do cartão de eleitor.

Portanto, para usá-lo, você precisa baixá-lo diretamente da loja de aplicativos do smartphone, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Portanto, após baixá-lo para o seu smartphone, basta fazer o login, fornecer os dados necessários e confirmar algumas informações.

Em seguida, você pode iniciar uma solicitação de justificativa seguindo as etapas abaixo:

  • Ao entrar na tela inicial do aplicativo clique em “mais opções”, localizada no canto inferior direito da tela em uma espécie de menu;
  • Por lá você terá a opção “justificativa” e depois “justificativa de ausência”;
  • Então, você deve selecionar qual turno e votação você deseja justificar e preencha o seu e-mail, clicando em “próximo”;
  • Em seguida, é importante anexar um documento para que a sua justificativa seja aceita e por fim é só clicar em “concluir”.
  • Presidente do TSE garante a inviolabilidade da urna eletrônica - 28/08/2020  - UOL Notícias

O que acontece se eu não justificar o voto?

Você viu aqui como justificar o voto na eleição de 2022 é algo muito simples e fácil, e pode ser feito online em minutos.

No entanto, se por algum motivo você não justificar sua ausência nas urnas, corre o risco de ser penalizado.

Segundo o TSE, os eleitores que não justificarem isso devem ser multados em R$ 3,51 por cada turno que não comparecerem.

Apesar do baixo valor, outras penalidades recaem sobre ele, perdendo uma série de direitos importantes. Por exemplo, não será possível emitir passaporte ou carteira de identidade.

Anúncio

Além disso, os eleitores não podem ocupar cargos públicos. Se você é um empregado juramentado, a falta de justificativa impede até mesmo de receber seu salário.

Na verdade, você não pode nem se matricular em uma instituição de ensino, principalmente nas Universidades Federais do Brasil.

De acordo com o TSE, outras penalidades também podem ser aplicadas, como:

  • Não poderá participar de concursos públicos;
  • Será vetado o acesso a empréstimos nos institutos e caixa que seja mantido pelo governo ou a qual ele tenha alguma participação;
  • A renovação da matrícula em um estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo não será possível;
  • Não poderá praticar qualquer ato que necessite a quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Se você não votar ou justificar sua ausência em três eleições consecutivas, o registro de eleitor será cancelado.

Portanto, para regularizar a situação, ele deve levar os documentos ao cartório mais próximo.

Anúncio