O que é o 5G e como funciona?
Talvez você esteja se perguntando qual é a diferença e por que se fala tanto sobre esse serviço. No post de hoje, falaremos sobre internet 5G – como funciona e informações. Entenda a importância da implantação desse serviço no Brasil.
A rede de internet 5G é uma evolução significativa em comparação com a internet que é fornecida, ou seja, 4G. Eu sei que parece apenas um número de diferença. Mas não só.
Bilhões de dispositivos sem fio estão conectados em todo o mundo, e a quantidade de informações trocadas também aumentou. E para dar conta dessa quantidade de informações divulgadas diariamente, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento desse tipo de serviço criaram o 5G.
Ele foi criado e está sendo desenvolvido para dar suporte e possibilitar uma troca de informações mais rápida e eficaz entre seus usuários.
Mas, o que é a Internet 5G?
A Internet 5G é a evolução da conectividade de banda larga sem fio. Ele foi criado para elevar o nível de informações trocadas simultaneamente por todos os seus usuários. É muito mais rápido e eficiente que o 4G, e tudo o que você faz online é muito mais rápido.
No geral, o 5G é um serviço inovador que promete a qualquer pessoa que use internet sem fio um serviço mais eficiente. Mais cobertura nos países que já o utilizam, além de muito mais pessoas com acesso à internet.
No entanto, o 4G é a quarta geração de internet banda larga que ainda é utilizada nos estados brasileiros e oferece velocidades mais baixas. Portanto, o 4G fornece uma velocidade média de conexão de aproximadamente 33 Mbps. O 5G, por outro lado, tem uma capacidade que pode chegar até 100 vezes isso. Assim, pode garantir velocidades de até 10 Gb/s.
Requisitos básicos para 5G de Qualidade
Antes de vir para o Brasil, a GSMA exigia alguns critérios para estabelecer uma rede no país. A GSMA é uma organização formada por mais de 1.200 empresas, divididas em empresas de telefonia móvel, rádio e internet.
Esses critérios básicos são essenciais para um serviço de alta qualidade. São eles:
- Consumir menos energia que a internet 4G. Cerca de 90% menos;
- Para conectar um aparelho ao outro, o 5G precisa levar um tempo médio de 5 milissegundos. Que com a 4G eram de 30 milissegundos;
- De 50 a 100 vezes maior o número de aparelhos conectados por área que atualmente o 4G oferece;
- Deve oferecer um número maior do tempo de duração das baterias dos dispositivos de rádio que recebem o sinal da internet.
Portanto, o baixo consumo de energia pode tornar o serviço mais barato para quem contratar no futuro. Além do menor valor que pode ter, também é um serviço que agride menos o meio ambiente.
E os benefícios do 5G não param por aí. Em primeiro lugar, a Internet de alta qualidade pode fornecer aos cidadãos serviços de monitoramento de estradas e estradas públicas de alta qualidade.
A saúde também pode e deve se beneficiar disso. Porque a internet de alta qualidade pode fornecer aos hospitais uma base sólida para a transmissão e assistência de operações robóticas computadorizadas e remotas.
Benefícios da Internet 5G no Brasil
Embora o 5G tenha chegado até nós, o Brasil tem um dos piores serviços de internet prestados em relação aos países mais ricos.
Sabemos que um bom serviço beneficia a sociedade não apenas no uso de celulares pessoais.
Sistemas como iluminação pública, monitoramento de câmeras, telefones celulares, smartwatches, dispositivos de monitoramento cardíaco, medidores de estacionamento e lojas, sensores de presença, sensores de câmeras domésticas e muitos outros dispositivos poderão se conectar à Internet via banda larga de quinta geração.
Acesse Strobous.com para conferir outros tópicos relacionados e saiba como aumentar a velocidade da sua internet.
Você sabia que geladeiras inteligentes com acesso à internet podem ser programadas para alertá-lo quando a comida estiver acabando?
Parece futurista, mas esses produtos já existem. Por exemplo, a marca Samsung já possui essa tecnologia.
Como Funciona a Rede 5G?
Assim como a rede 4G, a rede de internet 5G funciona por meio de ondas de rádio, mas sua cobertura e distribuição de banda larga é muito maior que a anterior.
Uma das vantagens que faz com que essa nova geração tenha um desempenho melhor é que ela não envia o sinal para todo lugar até encontrar uma antena para apontá-lo. Em vez disso, ele capta o sinal da antena mais próxima e transmite seu sinal, tornando a conexão cada vez melhor.
Como contratar o serviço?
As operadoras de internet mais famosas de SP já possuem esse sistema. Basta entrar em contato com o canal de compras da Vivo, Claro, Tim ou outra empresa que também ofereça esse tipo de conexão banda larga. No entanto, ainda não está disponível em todas as cidades e bairros, e os dispositivos mais antigos não estão recebendo o sinal.