Quais os benefícios do MEI?
No artigo seguinte, compreenda os benefícios e as vantagens que existem na formação do microempreendedor individual, um modelo de negócio cuja principal característica é um processo menos burocrático.
ANTES DE MAIS NADA, O QUE É O MEI
Para os autônomos em busca de legitimidade empresarial, o microempreendedor individual (MEI) é um modelo simplificado de negócios que confere ao INSS o direito à aposentadoria por idade e / ou invalidez, licença-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença.
Como microempreendedor individual (MEI), você paga muito menos impostos, além de não ter que lidar com tanta burocracia e nem mesmo encargos durante o processo de abertura de uma empresa, o que será um preço adicional a pagar.
Você só precisa pagar uma certa quantia de imposto a cada mês.
Para tanto, é necessário obter a carteira do Simples Nacional, cujo valor pago está diretamente relacionado ao tipo de atividade da qual sua empresa participa.
Em 2021, seus gastos ficarão entre 55 e 61 reais por mês.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MEI
Criados com base na Lei Complementar nº 128/2008 com vigência em 1º de julho de 2009, os microempreendedores individuais (MEIs) costumam ser o modelo de negócios mais adotado pela população brasileira.
De acordo com dados atuais da Receita Federal, são mais de 10,7 milhões de microempresários individuais.
Como microempresário individual, você obterá vantagens e benefícios que têm um impacto significativo em sua vida.
Agora verifique quais são os benefícios de cada microempreendedor.
APOSENTADORIA POR IDADE
Quando o trabalhador se gradua como microempresário individual, se possuir a contribuição mínima do INSS, terá direito à aposentadoria por idade.
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
Como benefício do INSS, caso o trabalhador fique impossibilitado de realizar seus serviços por motivo de doença temporária e / ou permanente, pode se aposentar por invalidez.
Fique atento às regras do pedido de aposentadoria por invalidez e, após fazer exame médico, ele poderá usufruir do benefício do microempreendedor pessoal (MEI).
AUXÍLIO-DOENÇA
Este é mais um benefício do microempreendedor individual (MEI).
No caso, quando o trabalhador fica temporariamente inelegível para a prestação dos serviços por motivo de doença ou acidente, pode solicitar o comprovante de pagamento de menos de 12 parcelas do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
SALÁRIO-MATERNIDADE
Concedido às pessoas que renunciaram temporariamente por motivo de nascimento, adoção e / ou guarda judicial para legalizar menores de 8 anos.
Para que o pedido deste benefício seja aceito, é necessário apresentar comprovante de contribuição por no mínimo 10 meses até a data de entrega e adoção.
PENSÃO POR MORTE
Benefícios concedidos a familiares falecidos de microempresários individuais (MEI).
Para que os familiares recebam esse benefício, é necessário o pagamento de pelo menos parcelas na véspera do falecimento.
AUXÍLIO-RECLUSÃO
No caso de regime de confinamento semiaberto e / ou fechado, é destinado a familiares que dependam de microempreendedores individuais (MEI).
Para garantir esse benefício, as contribuições atuais devem ser parceladas, no mínimo, antes de ir para a prisão.
VANTAGENS DE FORMALIZAÇÃO COMO MEI
Além de receber benefícios relacionados à seguridade social, qualquer pessoa inscrita no microempresário pessoa física (MEI) tem a garantia de usufruir dos seguintes direitos a uma série de vantagens, tais como:
ADQUIRIR VEÍCULOS COM DESCONTO NO CNPJ
Essa é uma vantagem para garantir que o microempreendedor pessoa física tenha descontos no Imposto de Circulação de Mercadorias e no Imposto sobre Prestação de Serviços (ICMS) na compra de um veículo 0 km.
LINHAS DE CRÉDITO
Refere-se à vantagem de poderem obter uma linha de crédito específica a uma taxa de juro inferior, proporcionando ao microempreendedor individual melhores oportunidades de investimento e permitindo um crescimento mais rápido do seu negócio.
TRIBUTOS MAIS SIMPLES
Por ser o microempreendedor pessoal (MEI) um modelo tributário simplificado de negócios, é garantido que a mensalidade no recolhimento de tributos como INSS, ISS ou ICMS seja permanentemente menor.
LEIA TAMBÉM
–> COMO CONSULTAR RENAVAN SOMENTE PELA PLACA
–> RASTREAMENTO CORREIOS: SAIBA COMO RASTREAR SEU OBJETO
EMISSÃO DE NOTA FISCAL
Além de obter suporte técnico do Sebrae, a segurança tem a vantagem de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) durante o período de atendimento prestado por órgãos públicos por meio do microempreendedor pessoal (MEI).