Pix X Whatsapp pay: Quais são as diferenças
Em maio, o WhatsApp anunciou o lançamento do WhatsApp Pay, um recurso que permite aos usuários enviar e receber dinheiro para contatos diretamente pelo Messenger sem a necessidade de abrir um aplicativo bancário para fazer a transação.
A nova funcionalidade está disponível para todos os usuários do app, incluindo Android e iOS, e permite enviar e receber valores de forma semelhante ao envio de fotos, vídeos e documentos por meio de conversas.
Mas quando se trata de pagamentos facilitados, qual é a melhor opção: WhatsApp Pay ou Pix, a forma de transferência do banco central?
Conheça o WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay é a mais recente adição ao aplicativo de mensagens WhatsApp, disponível em maio de 2021.
Como mencionamos, o WhatsApp Pay permite que os usuários realizem transações financeiras dentro do próprio aplicativo sem fechar a conversa e abrir outros aplicativos de bancos ou fintechs (startups e/ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais).
Atualmente, esta função está disponível apenas para pessoas físicas, ou seja, contas pessoais, e não são cobradas taxas de transação.
Mas, em breve, também serão possíveis pagamentos para empresas (contas comerciais).
Usar o WhatsApp Pay é tão simples quanto cadastrar um cartão de débito, cartão multilink com função débito ou cartão pré-pago emitido por uma instituição cadastrada uma vez para começar a enviar e receber dinheiro.
Confira os bancos parceiros:
- Banco do Brasil;
- Banco Inter;
- Bradesco;
- Itaú;
- Mercado Pago;
- Neon;
- Next;
- Nubank;
- Santander;
- Sicredi;
- Woop (conta digital da Sicredi).
Também é importante esclarecer que o cartão utilizado deve ser Visa ou MasterCard.
Todas as informações da transação são mantidas dentro do próprio aplicativo. O status da transferência pode ser visualizado diretamente na conversa, enquanto o histórico da transação pode ser acessado por meio das configurações do serviço de pagamento.
Mas o WhatsApp Pay não funciona no WhatsApp Web ou no WhatsApp Desktop.
O PIX
O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central Nacional e está em operação no Brasil desde novembro de 2020.
O PIX foi criado para facilitar as transações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, simplificando o processo e eliminando as taxas comuns nos modelos TED e DOC.
Com o PIX, transferências e pagamentos podem ser feitos de forma praticamente instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Mas para utilizar o sistema, a chave deve ser habilitada no banco onde o usuário possui conta. Essa chave pode ser CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail ou até mesmo uma chave aleatória. O mesmo usuário pode registrar várias chaves.
Para transferir ou pagar um valor, o usuário pode usar a chave PIX ou os dados bancários do destinatário.
WhatsApp Pay x Pix: quais as diferenças?
PIX
Limites: o PIX não estabelece limites. No entanto, as instituições podem determinar o valor máximo que um usuário pode usar em um pagamento ou transferência como forma de garantia, desde que o limite não seja inferior ao limite em transações de TED ou cartão de débito.
Além disso, não há número de transferências que podem ser feitas em um determinado período de tempo.
Vale ressaltar também que as transações feitas entre 20h e 6h podem ter o valor máximo das transações feitas com cartões de débito.
No PIX, está disponível a opção de pagamento por boleto.
Disponibilidade: O PIX está disponível para uso pessoal e corporativo.
Gostou deste artigo e quer conferir outros temas interessantes para otimizar seu eCommerce ou loja virtual?
WhatsApp Pay
Limites: A ferramenta estabelece um limite de R$ 1.000,00 por transação, permitindo no máximo 20 transações por dia para um valor total de R$ 5.000,00 por mês. Se o usuário tentar ultrapassar esse valor, o recurso travará, apenas para ser liberado novamente no mês seguinte.
Nesta modalidade não há opção de pagamento via Boleto.
Disponibilidade: Atualmente, o WhatsApp Pay está disponível apenas para pessoas físicas.