Anúncio

O que mudou na nova CNH

O novo yuan offshore entrou em vigor em todo o Brasil nesta quarta-feira (1º). A nova CNH passará a valer no formato digital, que passará a constar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, e no antigo formato impresso.

Os documentos terão um novo visual, mantendo os códigos QR e seguindo os padrões internacionais. Como toda mudança gera dúvidas, vamos responder tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH.

Principais mudanças da nova CNH

A metade inferior da CNH, que atualmente apresenta os campos Observação, Assinatura ao Portador, Local de Emissão e Data, será reformulada.

Ou seja, o campo Observações será movido para baixo e substituído por uma tabela de veículos identificando a classe do condutor.

Anúncio

Como haverá uma pequena alteração no layout na parte superior do documento, o campo “Assinatura da operadora” ficará abaixo da foto do motorista. A nova CNH também usará códigos atualizados de acordo com os padrões internacionais.

Repaginada nas cores e novidade inédita

As principais mudanças são gráficas e visuais, com o objetivo de dificultar a falsificação e atender aos requisitos internacionais de identificação.

No entanto, o uso de tintas fluorescentes faz com que os documentos impressos brilhem no escuro e sejam apenas parcialmente visíveis com luz ultravioleta.

Claro, o esquema de cores também será revisado – agora é verde-escuro, ao contrário do verde-escuro da antiga CNH.

Nova CNH - Saiba o que Muda

Anúncio

No entanto, a assinatura na nova versão aparece logo abaixo da foto do motorista qualificado e não aparece mais quando dobrada.

Ou seja, agora é possível identificar pelo “nome social”, e a nova CNH também permite a inserção do vínculo afetivo do motorista, caso ele assim o deseje.

Preciso trocar a CNH atual pela nova?

Em resumo. se você está preocupado em ter que sair correndo para providenciar a troca da CNH atual pela nova, pode relaxar, pois a obrigatoriedade se aplicará somente aos condutores que precisarem renovar a CNH ou tirar a 1ª habilitação a partir desta quarta-feira, 1º de junho de 2022.

Ou seja, todo mundo que estiver com a carteira de habilitação válida pode fazer a troca apenas quando a data da atual expirar.

Visto que, é importante lembrar que, apesar das diversas mudanças no documento, os prazos de validade seguem os mesmos: dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco anos para quem tiver entre 50 e 69 anos, e três anos para motoristas com 70 anos ou mais.

 

 

Anúncio

Anúncio