Pix não está funcionando? Veja como resolver
O PIX é um dos métodos de pagamento mais usados atualmente, então usá-lo offline pode se tornar uma dor de cabeça. Porém, como todo sistema, o PIX está sujeito a isso.
Portanto, a função de transferência instantânea pode não estar disponível. Portanto, para não encontrar restrições ou atrasos no pagamento, é essencial saber o que fazer nessas situações.
Portanto, leia abaixo e saiba como corrigir esse problema e o que pode estar causando isso!
Por que o PIX fica fora do ar?
Quando o PIX falha, pode ser apenas instabilidade do aplicativo da sua instituição financeira. Nesses casos, o problema pode ser resolvido em um curto período de tempo ou em algumas horas.
Outra causa são oscilações no próprio sistema PIX, e não oscilações específicas do aplicativo. Ou seja, falhas relacionadas ao Banco Central (BC). Portanto, todas as instituições financeiras enfrentam o mesmo problema.
Se você procura uma instituição financeira para criar seu PIX, existem boas opções no mercado como o Banco BMG, e até o Banco Santander.
O que fazer se o PIX estiver fora do ar?
Se o problema for com o aplicativo do seu banco ou instituição financeira, pode valer a pena reiniciar o aplicativo e desligar e ligar a internet para descobrir se o problema é com a sua rede.
No entanto, se você tentar novamente e não ajudar, reinicie o telefone. Se ainda não voltou ao normal, a única solução é aguardar a resolução do problema.
Da mesma forma, se o próprio sistema PIX falhar, ele pode esperar que o banco central resolva.
Porém, como todas as instituições financeiras que adotaram esse meio de pagamento instantâneo estão utilizando o sistema, em breve tudo voltará ao normal.
Um bom truque para saber se o PIX caiu por sua causa, ou se é um problema geral, é ir a um site onde as pessoas postam em tempo real, como o Twitter.
Dessa forma, você pode pesquisar o nome da sua instituição, “pix” ou termos relacionados na barra de pesquisa e ver o que as pessoas estão falando no momento.
Como fazer pagamentos com o PIX fora do ar?
TED ou DOC
Os formatos de transmissão TED e DOC são semelhantes ao PIX, mas não são instantâneos. Portanto, dependendo da hora e da data em que foi criado, a data em que ele entrará na conta do beneficiário pode variar.
Além disso, em algumas instituições financeiras, podem ser aplicadas taxas. Por isso, consulte previamente as condições do seu banco ou instituição.
Transferência para conta da mesma instituição
Prefira esta opção se você tiver uma conta na mesma instituição que a pessoa para quem você precisa transferir o dinheiro.
Isso porque a operação é instantânea e gratuita, assim como o PIX.
Boleto
Alguns bancos e instituições, como o Nubank, permitem a geração de boletos de cobrança. Dessa forma, você pode pedir ao beneficiário que lhe envie um boleto para que você possa pagar na hora.
No entanto, os pagamentos feitos dessa forma podem levar até 3 dias para chegar à conta do destinatário. Então, se ele preferir esperar menos tempo, pode valer a pena esperar o PIX voltar.
Pagamento em cartão
Você pode pagar com cartão de crédito ou débito se o destinatário tiver uma máquina de cartão.
Um cartão de débito é uma alternativa mais fiel ao PIX porque cobra dinheiro instantaneamente. No entanto, você pode escolher qual tipo de cartão usar.
Se o destinatário estiver longe, agora é possível enviar um link para pagamento com cartão de crédito e pagar dessa forma.
Sacar dinheiro
Caso não tenha acesso a nenhuma das opções acima, você ainda tem a opção de sacar dinheiro no caixa eletrônico da sua instituição ou em um caixa eletrônico da rede Banco 24Horas e pagar pessoalmente.
Assim, você pode escolher qual alternativa atende melhor às suas necessidades no momento, e se vale a pena esperar o PIX parar de sair do ar ou se deve pagar agora.